A Indumentária Gaúcha – Parte I: AS ALPARGATAS

Nesta série vamos apresentar vários elementos típicos da indumentária tradicional gaúcha. Fique ligado no nosso blog para não perder!

O gaúcho, originalmente chamado de vago ou gaudério, surgiu nas fronteiras da Argentina com o Uruguai e com o extremo sul do Brasil. Produto da miscigenação indígena com luso-brasileiros e espanhóis vivia da criação de gado. Suas roupas eram funcionais, reflexos de uma origem nômade.

A população citadina acompanhava a moda européia, mas ao gaúcho, tais variantes não faziam a menor diferença. Só importava que as roupas fossem confortáveis e funcionais. No final do século XIX, este peão resolve abandonar a vida nômade e se estabiliza no Rio Grande do Sul, acabando por enriquecer a sua indumentária.

As alpargatas:

São sapatos feitos com lona e solado de corda, sem salto, tipo chileno. Este calçado começou a ser comercializado na Argentina, na década de 70 do século passado, por um espanhol basco. As alpargatas eram utilizadas no trabalho rural, nos veraneios e nas casas, como substituto dos chinelos. Hoje são usadas para qualquer ocasião pelos tradicionalistas e pela população urbana em geral.

Fonte: minhapatriagaucha.blogspot.com